Graduação em Medicina


MEDICINA

O médico investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção

O médico investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção. A saúde humana é o objeto de estudo do médico. Ele pesquisa, previne e trata disfunções e moléstias. Para isso, é imprescindível que ele esteja sempre bem informado e atualizado a respeito de novas drogas, técnicas e tecnologias. Faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Participa também de programas de prevenção e de planejamento da saúde coletiva. Há trabalho para o médico em hospitais, clínicas, postos de saúde e empresas. Grande parte atua em consultório próprio.



ESPECIALIZAÇÕES E SOBRECARGA DE TRABALHO

O estudo Demografia Médica do Brasil 2015, do Conselho Federal de Medicina, revelou alguns aspectos práticos da rotina profissional do médico. Metade deles fez residência em apenas seis especialidades: clínica-geral, pediatria, cirurgia-geral, ginecologia, anestesiologia e cardiologia. Quanto à carga de trabalho, somente 22% têm apenas um emprego. Mais da metade dos médicos atua em dois ou até em três locais diferentes. Quase 20% possuem quatro ou cinco empregos, e 5% deles sobrevivem trabalhando em seis ou mais lugares!



MAIS 7,6 MIL NOVAS VAGAS

O governo federal anunciou em 2015 a criação de 2.290 vagas para Medicina. Com esse lote, totaliza-se a abertura de cerca de 7,6 mil vagas nos últimos anos – 5.306 já haviam sido autorizadas anteriormente. O edital que cria as vagas foi aprovado em julho de 2016 pelo TCU, mas não há previsão de quando elas serão efetivamente abertas.



NOVO CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NACIONAL

Desde 2014, estão em vigor as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Medicina. Entre as principais mudanças está o estágio obrigatório no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência, que deve ter a duração mínima de dois anos, com 30% da carga horária cumprida no SUS. A resolução determina, ainda, que os estudantes devem ser avaliados, por meio da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), a cada dois anos. O exame se tornará imprescindível para a diplomação do bacharel e seu resultado contará como parte do processo de classificação para os exames de residência médica. O Anasem, no entanto, ainda está em fase de estruturação e não há previsão de quando começará a ser aplicado. As instituições de ensino têm até dezembro de 2018 para se adequar ao novo currículo. Mas, para turmas abertas a partir da entrada em vigor das novas diretrizes, o prazo é de um ano.

O que você pode fazer

Diagnosticar e tratar doenças nas seguintes especialidades:


Acupuntura - Aplicação de agulhas.
Alergia e imunologia - Mecanismos de defesa do organismo.
Anestesiologia - Aplicação de anestésicos.
Angiologia e cirurgia vascular - Artérias e veias.
Cancerologia - Câncer.
Cardiologia - Coração.
Cirurgia - (cardiovascular, de cabeça e pescoço, geral, do aparelho digestório, pediátrica, plástica e torácica).
Clínica médica - Organismo em geral.
Coloproctologia - Aparelho digestório final.
Dermatologia - Pele.
Endocrinologia e metabolia - Distúrbios hormonais e de metabolismo.
Gastroenterologia - Sistema digestório.
Genética médica - Doenças genéticas.
Geriatria e gerontologia - Moléstias do envelhecimento.
Ginecologia e obstetrícia - Aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto.
Hematologia e hemoterapia - Sangue, seu uso terapêutico ou de seus componentes.
Homeopatia - Clínica geral que utiliza medicamentos preparados com substâncias naturais.
Infectologia - Doenças infecciosas.
Mastologia - Glândulas mamárias.
Medicina da dor - Voltada para o tratamento da dor crônica.
Medicina esportiva - Prevenir e tratar distúrbios originados de atividade esportiva. Dar orientação médica e acompanhar equipes e times.
Medicina geral e comunitária - Atuar na prevenção, na cura e na reabilitação de pacientes em conjunto com uma equipe multiprofissional (com enfermeiro, assistente social e psicólogo).
Medicina legal e perícia médica - Realizar autópsias, exames de DNA e de corpo de delito. Dar suporte à investigação de crimes.
Medicina paliativa - Oferecer cuidados para aliviar a dor e o sofrimento de pacientes terminais.
Medicina sanitária - Desenvolver e aplicar programas de saúde pública.
Medicina do sono - Tratar dos distúrbios relacionados ao sono.
Medicina do trabalho - Prevenir e tratar doenças causadas pelo ambiente de trabalho ou por práticas profissionais.
Medicina tropical - Prevenir e tratar doenças como malária, febre amarela, dengue e hanseníase.
Nefrologia - Moléstia dos rins.
Neurologia e neurofisiologia - Distúrbios do sistema nervoso.
Nutrologia - Nutrição.
Oftalmologia - Olhos.
Ortopedia e traumatologia - Ossos e músculos.
Otorrinolaringologia - Ouvido, nariz, boca e garganta.
Patologia e patologia clínica - Exames laboratoriais.
Pediatria - Crianças.
Pneumologia - Pulmões.
Psiquiatria - Doenças mentais.
Radiologia e diagnóstico por imagem - Exames radiológicos e diagnóstico por imagens.
Radioterapia - Tratamentos por radiação.
Reumatologia - Cartilagens e articulações.
Terapia intensiva - Tratamento intensivo de pacientes.
Urologia - Vias urinárias.

Mercado de Trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a proporção ideal em um país é de um médico para cada mil habitantes. No Brasil, com cerca de 430 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Medicina, a relação é de dois para cada mil habitantes. No entanto, o mercado de trabalho para esse profissional está longe de se esgotar. Isso porque há forte desequilíbrio regional: enquanto a população dos grandes centros urbanos conta com grande quantidade de médicos, capitais no Norte e Nordeste e localidades mais distantes, do interior do país, carecem desse profissional, principalmente nos serviços públicos de saúde. Daí a importância do programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal em 2013, que visa a contratar profissionais para atender em locais em que faltam profissionais. A pediatria e ginecologia, em especial obstetrícia, são áreas em que a carência é maior. No interior do país faltam também especialistas em áreas como emergência, anestesia, neurologia e cirurgias de alta complexidade. As chances de sucesso são maiores quando o médico se associa a um hospital ou integra o corpo clínico de um plano de saúde. Isso facilita a conquista de pacientes e livra o profissional dos altos custos de manutenção de um consultório particular.

Curso

O currículo é puxado, o período é integral e há seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Nos dois primeiros anos, o aluno tem matérias básicas, como anatomia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas já no início do curso. Mas lidar com pacientes só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Os dois anos de residência médica, depois de formado, são para quem quiser obter uma especialização.


Duração média: 6 anos.
 

OS MELHORES CURSOS
★★★★★
MG Belo Horizonte UFMG . RS Porto Alegre UFRGS . SP Campinas Unicamp . Ribeirão Preto USP. São Paulo Unifesp , USP.
★★★★
CE Fortaleza UFC . DF Brasília UnB . GO Goiânia UFG . PE Recife UFPE . PR Curitiba PUCPR $$$$$, UFPR . Londrina UEL . Maringá UEM . RN Natal UFRN . RS Porto Alegre PUCRS $$$$$. SC Florianópolis UFSC . SP Botucatu Unesp . São Paulo FCMSCSP $$$$$.
★★★
AC Rio Branco Ufac . AL Maceió Ufal . AM Manaus UEA, Ufam . BA Salvador UFBA . CE Fortaleza Uece , Unifor-CE $$$$$. Sobral UFC. DF Brasília UCB-DF $$$$$. GO Anápolis UniEvangélica $$$$$. MA São Luís UFMA , Universidade Ceuma $$$$$. MG Juiz de Fora UFJF . Uberaba UFTM . Uberlândia UFU . MS Campo Grande UFMS . Dourados UFGD . MT Cuiabá UFMT . PA Belém Uepa, UFPA . Santarém Uepa. PB Campina Grande UFCG . João Pessoa UFPB . PE Recife UPE . PI Teresina UFPI . PR Curitiba Evangélica $$$$$. Ponta Grossa UEPG. RJ Niterói UFF . Rio de Janeiro Uerj , UFRJ, Unirio . RR Boa Vista UFRR . RS Caxias do Sul UCS n/i. Pelotas UCPel $$$$$, UFPel . Rio Grande Furg . Santa Maria UFSM . SC Joinville Univille n/i. SE Aracaju UFS . SP Campinas PUC-Campinas $$$$$. Jundiaí FMJ $$$$$. Marília Famema . Santo André FMABC $$$$$. São Carlos UFSCar . São José do Rio Preto Famerp . Sorocaba PUC-SP n/i.


Fonte: Guia do estudante
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/medicina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário